quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas...

Qual o sujeito do verbo ouvir, que consta do primeiro verso do Hino Nacional?


Nos versos do Hino Nacional ocorre uma inversão extraordinária:
"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / de um povo heróico o brado retumbante" em ordem direta fica da seguinte maneira:
As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Analisando-se sintaticamente essa oração:
Sujeito: Quem é que ouviu?
Resposta: As margens plácidas do Ipiranga; sujeito simples, pois apresenta um só núcleo: margens.
Verbo transitivo direto: ouviu, pois quem ouve, ouve algo/alguém.
Objeto direto: o brado retumbante de um povo heróico, pois as margens ouviram o quê? Resposta: o brado retumbante....

4 comentários:

  1. Querido Marcelo,

    Você não é o primeiro que vejo criticar o Hino Nacional de forma ERRADA.
    Como deve saber, uma vez que é professor de português, quando uma frase é formada na ordem indireta, ou seja, quando o predicado e o sujeito têm as posições invertidas (ou mescladas, quando o sujeito vai para o meio do predicado), é necessário que se use vírgulas para a identificação do ocorrido, o que impede que a frase perca o sentido.

    Pois bem, no primeiro verso do Hino Nacional não há vírgulas, logo, a oração não pode estar na ordem indireta. A ordem em que se encontra é a ordem direta: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante"

    Quem ouviu? - Alguém.
    "Alguém" é o sujeito da frase.

    Ouviu o quê? - As margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante. (sabe Deus o que faz "o brado retumbante" nesta frase. Ficou sem pé nem cabeça).

    "As margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante" é o objeto direto, pois alguém ouviu (enquanto estava no Ipiranga) o quê? - As margens plácidas de um povo heróico.

    O VERSO, realmente, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO, mas as críticas feitas a ele também são completamente erradas ao apontarem o "as" como um artigo por não haver acento grave. Se o "as" for um artigo, o fato de não haver vírgulas faz com que a sentença esteja escrita na ordem direta, o que torna os ataques feitos a ela infundados.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Professor, tenho um dúvida: Esse verbo ouvir não seria transitivo direto e indireto, visto que AS MARGENS PLÁCIDAS DO IPIRANGA (sujeito simples) ouviram algo de alguém?
    OUVIRAM - um brado heroico OD)
    de um povo (OI)

    ResponderExcluir
  3. Professor Marcelo, parabéns pela explicação, qualquer pessoa ver claramente que a oração está inversa, basta olhar para o verbo no plural e encontrar o termo também no plural, ou seja , "As margens plácidas do Ipiranga".

    ResponderExcluir