sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Epêntese

Fenômeno fonético que consiste no acrescentamento de fonema ou sílaba no meio de palavra. A epêntese é um fenómeno fonético que participou na evolução do latim para o português, em palavras como:

credo > creo > creio (semi-vogal que foi acrescentada para evitar o hiato)

No português contemporâneo existem também fenómenos de epêntese, por exemplo, nas variantes dialectais setentrionais (da região do Porto e Minho), em que se acrescenta a semivogal [j] em contextos de vogal <e> tónica antes das consoantes palatais [S] (<ch>), [Z] (<j> ou <g>), [L] (<lh>) e [ñ] (<nh>):

<fecha> → ['fAjSA]
<cereja> → [sE'rAjZA]
<senha> → ['sAñA]
<velha> → ['vALA]



Como referenciar este artigo:epêntese. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-02-11].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$epentese>.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Conhecer gêneros textuais facilita leitura

 
Sirlene Aparecida Aarão
Especial para a Folha de S. Paulo
Uma das habilidades relacionadas à leitura refere-se ao conhecimento do gênero textual ou gênero discursivo.

É importante desenvolvermos a consciência de como a linguagem se articula em ação humana sobre o mundo, constituindo-se assim em gênero textual. A formação de um leitor crítico envolve o conhecimento das relações sociais, formas de conhecimento veiculadas por meio de textos em diferentes situações de interação, a interação escritor-texto-leitor, a pluralidade de discursos e as possibilidades de organização do universo.

Podemos falar em gêneros variados que vão do cartão-postal e do telegrama ao texto científico e conto, fábula, anedota, poema, cartaz, crônica, email, receita, manual, ofício, charge etc.

São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.

Um dos vestibulares que apresentam grande variedade de gêneros é o da Unicamp -desde letra de música a charges e gráficos. O último exame teve uma questão que abordava adesivos de carro sobre mulheres e as interpretações possíveis:
1) If a woman wants to learn to drive, don't stand in her way; 2) A woman's place is in the House. The White House; 3) A woman without a man is like a fish without bicycle; 4) Women who seek to be equal to men lack ambition.
a) Qual dos quatro adesivos sugere que as mulheres não precisam dos homens? Justifique sua resposta.
b) Indique o número do adesivo que também pode ser lido como machista.